Vida e obra de Cecília Meireles são destaques em Ortigueira
Trabalho interdisciplinar, com uso da videoaula do Vamos Ler sobre o tema, teve ampla imersão teórica e aplicação prática no quarto ano da Escola Manuel Bandeira
Publicado: 30/04/2025, 14:40

O quarto ano da Escola Municipal Manuel Bandeira, em Ortigueira, da professora Valdinéia Quedas Souza, desenvolveu dinâmicas nos dias 28 e 29 de abril sobre a autora brasileira Cecília Meireles. A docente cita que o trabalho interdisciplinar sobre a vida e a obra da poetisa contou com a videoaula do Vamos Ler – Geração Digital acerca do tema.
“A proposta teve como objetivo ampliar o repertório literário dos alunos, promover a valorização da literatura brasileira e estimular a leitura, interpretação e produção textual a partir de obras significativas da autora. O trabalho foi dividido em etapas, iniciando-se com algumas apresentações biográficas de Cecília Meireles. A professora utilizou diferentes recursos didáticos, como videoaula do projeto Vamos Ler, com leitura compartilhada de poemas, rodas de conversa e painéis informativos”, aponta a educadora.
Os alunos puderam conhecer fatos importantes da vida da autora, conforme explica Valdinéia, como seu envolvimento com a educação, sensibilidade poética e contribuição para a literatura infantil. A professora elenca que os alunos trabalharam com alguns poemas de Cecília, como ‘As Meninas’, ‘A Bailarina’ e ‘A Chácara do Chico Bolacha’, despertando grande interesse entre os estudantes.
GALERIA DE FOTOS
“A professora promoveu atividades interpretativas, incentivando a reflexão sobre os significados, as metáforas e os sentimentos expressos nos textos. Além das leituras, os alunos realizaram atividades artísticas e lúdicas, como ilustrações inspiradas nos poemas, dramatizações e reescrita criativa. Também foi proposto um mural coletivo, onde cada aluno pôde expor sua percepção sobre os versos de Cecília Meireles, reforçando a integração entre linguagem verbal e visual”, complementa a docente.
A educadora cita que o trabalho foi de grande relevância para o desenvolvimento das habilidades de leitura, interpretação e expressão dos alunos. “A abordagem sensível e criativa permitiu que as crianças não apenas conhecessem a obra de uma das maiores autoras da literatura brasileira, mas também se aproximassem da poesia de forma significativa e prazerosa”, complementa Valdinéia.
Por fim, a professora elenca um trabalho com dedicação e criatividade que conduziu, tendo impacto positivo no processo de aprendizagem dois alunos. “Iniciativas como esta devem ser valorizadas e incentivadas, pois promovem o contato com a literatura de forma significativa”, conclui a docente.
Acesse o blog escolar da Escola Manuel Bandeira clicando aqui.